Huum, bem que ele disse que estava disposto a gritar! Mais que uma frase se efeito, é uma grande reflexão, é verdade!
Gosto de frases assim, apenas frases, pequeninas, mas que possuem grande significação!
Acho interessante essa dialética entre passadom, presente e futuro, no entanto, é inútil, pois só temos o presente, o futuro é espectativa e o passado jaz!
"O passado explica o presente, apenas das pessoas sem perspectiva"
Discordo desta afirmação filosófica...vou explicar porque:
Conforme inclusive eu postei recentemente no meu blog (http://www.ducadrive.com/2010/03/quem-e-o-homem.html), segundo os estudos da psicologia, o homem é visto como UM SER SÓCIO-HISTÓRICO. Se você pensar nas coisas que sabe fazer — escovar os dentes, comer com talheres, beber água no copo, jogar futebol e video game, escrever, ler este texto, discuti-lo e até no QUE VOCÊ É HOJE —, compreenderá que nossas aptidões, nosso saber-fazer, são adquiridos no decorrer da vida, por um processo de apropriação da cultura criado pelas gerações precedentes, ou seja, nesse contexto o PASSADO (tudo certo até agora?), então, O PASSADO EXPLICA O PRESENTE, entendendo o passado como a História/trajetória de vida de qualquer indivíduo, eu diria que o que eu sou hoje, se justifica pelo passado, trajetória, relações interpessoais, sociais, históricas transmitidas por nossos pais, livros e todos os meios de informação atuais, seja uma pessoa com ou sem perspectiva.
No sentido de perspectiva, o bom e velho Wiki dá abordagem da Perpectiva da visão sendo A perspectiva, neste caso, corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente, sendo confundida com a ilusão de óptica. A Perspectiva (cognitiva). Na teoria cognitiva, é a escolha de um contexto ou referência (ou o resultado desta escolha) de onde se parte o senso, a categorização, a medição ou a codificação de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra. Pode-se posteriormente reconhecer diversos significados de diferença sutil, como o ponto de vista, o Weltanschauung, o paradigma.
Na minha teoria, é um ser que do passado justifica-se o presente, porém olhando para o FUTURO (perspectiva). neste contexto...
Então meu caro Wanderson, talvez seja necessário nos explicar melhor o que você quis dizer com esta frase, para que possamos entender melhor o seu contexto, fora isso, a frase está totalmente fora da realidade racinal.
Vejamos o meu grau de entendimento: eu levei a frase para o lado de que, o passado vai importar relevante ao presente quando não existem novas vontades, uma mente evoluída, etc etc...Aff viixi, essa discussão me deu foome!E me confundiu o juízo!
Pra quem tem perspectiva, o presente explica o passado.
veja bem. Hoje sou pedagogo, graduando em administração... e isso explica bem porque razão eu deixava de dormir às vezes, deixava de tomar sorvete e comer chocolate para comprar livros. Enfim...
Estou com fome e, por ora, te explico que na vida de quem tem perspectiva apenas o futuro vai explicar acontecimentos do presente, assim como o presente vai explicar acontecimentos passados.
Quem tem perspectiva, foco, determinação e crê em Deus não explica; deixa que o amanhã mostre às pessoas a razão do passado e do presente.
se o amanha vai explicar o presente e o passado...se o amanhã fosse hoje seria o presente certo? entao, no contexo tendo o futuro como o tempo zero da linha do tempo. o futuro nada mais seria do que explicado pelo passado (trajetoria, historia do individuo)....
bom...no meu entendimento... é isso aí...nao mudo minha opinião, inclusive reforço que há uma confusão nas suas ideias, mas apenas no que se diz respeito a linha do tempo...
Interessante, eu particularmente gosto de frases de reflexão, e concordo com a frase, até pq não me importo muito com o passado. Sem passado nem futuro, eu vivo um dia de cada vez... (H G)
Não questiona a ordem do tempo, a existência do passado... nada dessas coisas que tem sua existência mais que consagrada.
Meu caso é com a referência. O passado explica o presente de quem se propõe a tentar. O presente explica o passado de quem consegue. O mesmo serve para a relação entre futuro e presente.
Tem coisa que a gente só entende depois que o futuro vira presente e o presente, passado.
Pra mim, essa é a diferença fundamental.
Anônimo disse…
Concordo que o passado explica o presente, mas nem tudo no presente pode ser justificado pelo passado. no entanto é como ANDRÉ afirmou "é a linha do tempo..." Uma caminhada que fazemos, o passado acaba sendo o quadro onde plantamos e tanto o presente, quanto o futuro serão tempos de colheitas. Assim compreendeo a frase. Muito boa! Beijos. Dayane Carneiro
Gutox disse…
Confesso que me assustei com o tamanho do post,porém é um tapa na cara de muitas pessoas. Ótima reflexão!
Oh, Admirável Poetiza Amiga: Um poema surpreendente de beleza imensa. Shakespeare é mágico e faz magia. A sua! Absolutamente, FANTÁSTICO! A surpreender pelo talento que é uma constante em si. Beijinhos amigos de imenso respeito. Sempre a admirá-la pelo génio explícito em poemas sublimes.
Só porque hoje eu senti vontade de chorar Deixei tudo de lado e forjei a escrita Lágrimas caíram devagar Pouco a pouco inundaram meu rosto O chão A casa A minha vida Minha alma. Compreendi a liberdade Façamos arte e poesia Soltemos o que está preso Contido no peso dos dias Que a poesia nos salve da tristeza e da desesperança. Que as dores da alma que transpassam o corpo se dissipem entre palavras. Não espere, não espere que o outro entenda tua dor, tua caminhada, tua angústia. Forja na poesia e se proteja Ecoando tua existência.
Nestas últimas semanas, tenho andado distraída, inconsciente, meio inconsequente e bastante diferente do que sou. Andei preocupada comigo mesma, ainda que ninguém tenha notado, pois disfarço meus desesperos mais ínfimos com muito estresse e pitadas de humor. A minha face fechada e reservada deu lugar a um rosto visivelmente interrogativo, testa franzida e lábios mordidos, além das espinhas terem diminuído. O que me aflige?Mil coisas...Tempo, dinheiro, família, romance, emprego, estudos, religião. Estarei em crise? Eu sou em crise! Nunca me preocupei muito em pensar demais para realizar o que quer que fosse, mas isso tem mudado. Estarei me tornando covarde? Ou estou me tornando um ser mais racional? Sinto que também estou um pouco mais sensível...Milagres podem acontecer, vejam! Tenho me preocupado um pouco mais com o bem estar alheio, me questionado sobre o meu papel na sociedade e sobre a sociedade.Estarei me tornando filósofa?...Penso que a gente devia ganhar dinhei...
Obrigada meu Deus pelas coisas lindas que fizeste na terra, até mais lindas que a própria criação do homem. Obrigada por ter me dado os cinco sentidos, para com eles poder apreciar todas as belezas, sabores e sentimentos, trocar energia com a natureza, tão poderosa e autônoma a ponto de nos deixar atônitos e sem palavras para descrever a profundidade de sua perfeição. Uma imagem vale mais que mil palavras, e a esse contexto se aplicam as belezas naturais, as brasileiras então, são indescritíveis, inefáveis e exercem sobre mim um fascínio tremendo e me fazem desejar andarilhar por aí sem destino certo, apenas vivendo de interação cultural e do desfrute das belezas da minha terra. Quantas coisas tão lindas, sou ufanista nesse quesito e o seria ainda mais se pudesse. É difícil tentar retratar com palavras sobre os vastos sentimentos e tudo que adquiri desde que passei a olhar mais nitidamente para a natureza, com um novo olhar, não aquele que imagina o que pode retirar dela, mas aque...
Comentários
Mais que uma frase se efeito, é uma grande reflexão, é verdade!
Gosto de frases assim, apenas frases, pequeninas, mas que possuem grande significação!
Acho interessante essa dialética entre passadom, presente e futuro, no entanto, é inútil, pois só temos o presente, o futuro é espectativa e o passado jaz!
Abraço Wan!
Fique com Deus, menino Wandson Passos.
Um abraço.
E eu pesando que era minha net...
Puts!
Discordo desta afirmação filosófica...vou explicar porque:
Conforme inclusive eu postei recentemente no meu blog (http://www.ducadrive.com/2010/03/quem-e-o-homem.html), segundo os estudos da psicologia, o homem é visto como UM SER SÓCIO-HISTÓRICO.
Se você pensar nas coisas que sabe fazer — escovar os dentes, comer com talheres, beber água no copo, jogar futebol e video game, escrever, ler este texto, discuti-lo e até no QUE VOCÊ É HOJE —, compreenderá que nossas aptidões, nosso saber-fazer, são adquiridos no decorrer da vida, por um processo de apropriação da cultura criado pelas gerações precedentes, ou seja, nesse contexto o PASSADO (tudo certo até agora?), então, O PASSADO EXPLICA O PRESENTE, entendendo o passado como a História/trajetória de vida de qualquer indivíduo, eu diria que o que eu sou hoje, se justifica pelo passado, trajetória, relações interpessoais, sociais, históricas transmitidas por nossos pais, livros e todos os meios de informação atuais, seja uma pessoa com ou sem perspectiva.
No sentido de perspectiva, o bom e velho Wiki dá abordagem da Perpectiva da visão sendo A perspectiva, neste caso, corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente, sendo confundida com a ilusão de óptica.
A Perspectiva (cognitiva). Na teoria cognitiva, é a escolha de um contexto ou referência (ou o resultado desta escolha) de onde se parte o senso, a categorização, a medição ou a codificação de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra. Pode-se posteriormente reconhecer diversos significados de diferença sutil, como o ponto de vista, o Weltanschauung, o paradigma.
Na minha teoria, é um ser que do passado justifica-se o presente, porém olhando para o FUTURO (perspectiva). neste contexto...
Então meu caro Wanderson, talvez seja necessário nos explicar melhor o que você quis dizer com esta frase, para que possamos entender melhor o seu contexto, fora isso, a frase está totalmente fora da realidade racinal.
Abraços
André do Carmo
Pra quem tem perspectiva, o presente explica o passado.
veja bem. Hoje sou pedagogo, graduando em administração... e isso explica bem porque razão eu deixava de dormir às vezes, deixava de tomar sorvete e comer chocolate para comprar livros. Enfim...
Estou com fome e, por ora, te explico que na vida de quem tem perspectiva apenas o futuro vai explicar acontecimentos do presente, assim como o presente vai explicar acontecimentos passados.
Quem tem perspectiva, foco, determinação e crê em Deus não explica; deixa que o amanhã mostre às pessoas a razão do passado e do presente.
Entende?
Gente "o homem é o protudo do meio"
Também, mas não é via de regra!
bom...no meu entendimento... é isso aí...nao mudo minha opinião, inclusive reforço que há uma confusão nas suas ideias, mas apenas no que se diz respeito a linha do tempo...
Meu caso é com a referência. O passado explica o presente de quem se propõe a tentar. O presente explica o passado de quem consegue.
O mesmo serve para a relação entre futuro e presente.
Tem coisa que a gente só entende depois que o futuro vira presente e o presente, passado.
Pra mim, essa é a diferença fundamental.
Dayane Carneiro
Ótima reflexão!
ñ sei se é pq tenho mente fragilizada,esquecida sabe?ou se é pq tenho expectativas d+...haushas
Um poema surpreendente de beleza imensa.
Shakespeare é mágico e faz magia. A sua!
Absolutamente, FANTÁSTICO!
A surpreender pelo talento que é uma constante em si.
Beijinhos amigos de imenso respeito.
Sempre a admirá-la pelo génio explícito em poemas sublimes.
pena
Excelente!
Bem-Haja, amiga brilhante!
Adorei.