Atentem

"O passado explica o presente,

apenas de pessoas sem perspectiva."

Por Wandson Passos



Comentários

Huum, bem que ele disse que estava disposto a gritar!
Mais que uma frase se efeito, é uma grande reflexão, é verdade!

Gosto de frases assim, apenas frases, pequeninas, mas que possuem grande significação!

Acho interessante essa dialética entre passadom, presente e futuro, no entanto, é inútil, pois só temos o presente, o futuro é espectativa e o passado jaz!

Abraço Wan!
Daniel Savio disse…
Concordo com a primeira parte, já a segunda, eu discordo, pois quem tem perspectiva também tem um passado...

Fique com Deus, menino Wandson Passos.
Um abraço.
Fabio Moreira disse…
Num acredito...ele só escreveu isso ¬¬...

E eu pesando que era minha net...

Puts!
André do Carmo disse…
"O passado explica o presente, apenas das pessoas sem perspectiva"

Discordo desta afirmação filosófica...vou explicar porque:

Conforme inclusive eu postei recentemente no meu blog (http://www.ducadrive.com/2010/03/quem-e-o-homem.html), segundo os estudos da psicologia, o homem é visto como UM SER SÓCIO-HISTÓRICO.
Se você pensar nas coisas que sabe fazer — escovar os dentes, comer com talheres, beber água no copo, jogar futebol e video game, escrever, ler este texto, discuti-lo e até no QUE VOCÊ É HOJE —, compreenderá que nossas aptidões, nosso saber-fazer, são adquiridos no decorrer da vida, por um processo de apropriação da cultura criado pelas gerações precedentes, ou seja, nesse contexto o PASSADO (tudo certo até agora?), então, O PASSADO EXPLICA O PRESENTE, entendendo o passado como a História/trajetória de vida de qualquer indivíduo, eu diria que o que eu sou hoje, se justifica pelo passado, trajetória, relações interpessoais, sociais, históricas transmitidas por nossos pais, livros e todos os meios de informação atuais, seja uma pessoa com ou sem perspectiva.

No sentido de perspectiva, o bom e velho Wiki dá abordagem da Perpectiva da visão sendo A perspectiva, neste caso, corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente, sendo confundida com a ilusão de óptica.
A Perspectiva (cognitiva). Na teoria cognitiva, é a escolha de um contexto ou referência (ou o resultado desta escolha) de onde se parte o senso, a categorização, a medição ou a codificação de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra. Pode-se posteriormente reconhecer diversos significados de diferença sutil, como o ponto de vista, o Weltanschauung, o paradigma.

Na minha teoria, é um ser que do passado justifica-se o presente, porém olhando para o FUTURO (perspectiva). neste contexto...

Então meu caro Wanderson, talvez seja necessário nos explicar melhor o que você quis dizer com esta frase, para que possamos entender melhor o seu contexto, fora isso, a frase está totalmente fora da realidade racinal.

Abraços

André do Carmo
Vejamos o meu grau de entendimento: eu levei a frase para o lado de que, o passado vai importar relevante ao presente quando não existem novas vontades, uma mente evoluída, etc etc...Aff viixi, essa discussão me deu foome!E me confundiu o juízo!
Um caro cidadão disse…
Rapaz, vamos pensar da seguinte forma:



Pra quem tem perspectiva, o presente explica o passado.


veja bem. Hoje sou pedagogo, graduando em administração... e isso explica bem porque razão eu deixava de dormir às vezes, deixava de tomar sorvete e comer chocolate para comprar livros. Enfim...



Estou com fome e, por ora, te explico que na vida de quem tem perspectiva apenas o futuro vai explicar acontecimentos do presente, assim como o presente vai explicar acontecimentos passados.


Quem tem perspectiva, foco, determinação e crê em Deus não explica; deixa que o amanhã mostre às pessoas a razão do passado e do presente.


Entende?
Fabio Moreira disse…
Não vamos esquecer de que o "meio" influencia muito nosso passado... assim vem ser responsável pelo nosso presente.

Gente "o homem é o protudo do meio"
"o homem é o protudo do meio"
Também, mas não é via de regra!
André do Carmo disse…
se o amanha vai explicar o presente e o passado...se o amanhã fosse hoje seria o presente certo? entao, no contexo tendo o futuro como o tempo zero da linha do tempo. o futuro nada mais seria do que explicado pelo passado (trajetoria, historia do individuo)....

bom...no meu entendimento... é isso aí...nao mudo minha opinião, inclusive reforço que há uma confusão nas suas ideias, mas apenas no que se diz respeito a linha do tempo...
Interessante, eu particularmente gosto de frases de reflexão, e concordo com a frase, até pq não me importo muito com o passado. Sem passado nem futuro, eu vivo um dia de cada vez... (H G)
André do Carmo disse…
mas sem o passado você nao seria o que você é hoje! o passado foi presente um dia e o futuro o presente será! (risos)
Um caro cidadão disse…
Não questiona a ordem do tempo, a existência do passado... nada dessas coisas que tem sua existência mais que consagrada.


Meu caso é com a referência. O passado explica o presente de quem se propõe a tentar. O presente explica o passado de quem consegue.
O mesmo serve para a relação entre futuro e presente.

Tem coisa que a gente só entende depois que o futuro vira presente e o presente, passado.

Pra mim, essa é a diferença fundamental.
Anônimo disse…
Concordo que o passado explica o presente, mas nem tudo no presente pode ser justificado pelo passado. no entanto é como ANDRÉ afirmou "é a linha do tempo..." Uma caminhada que fazemos, o passado acaba sendo o quadro onde plantamos e tanto o presente, quanto o futuro serão tempos de colheitas. Assim compreendeo a frase. Muito boa! Beijos.
Dayane Carneiro
Gutox disse…
Confesso que me assustei com o tamanho do post,porém é um tapa na cara de muitas pessoas.
Ótima reflexão!
Quezia Alvim disse…
meu presente nunca teve explicação...
ñ sei se é pq tenho mente fragilizada,esquecida sabe?ou se é pq tenho expectativas d+...haushas
Pena disse…
Oh, Admirável Poetiza Amiga:
Um poema surpreendente de beleza imensa.
Shakespeare é mágico e faz magia. A sua!
Absolutamente, FANTÁSTICO!
A surpreender pelo talento que é uma constante em si.
Beijinhos amigos de imenso respeito.
Sempre a admirá-la pelo génio explícito em poemas sublimes.

pena

Excelente!
Bem-Haja, amiga brilhante!
Adorei.
Cori Passos disse…
Essa citação é "UMA MÁXIMA", acredito que você leva isso muito à sério.

Postagens mais visitadas deste blog

A Ascendência da Alvorada

Um breve amor de metrô.

Confusidades...