Huum, bem que ele disse que estava disposto a gritar! Mais que uma frase se efeito, é uma grande reflexão, é verdade!
Gosto de frases assim, apenas frases, pequeninas, mas que possuem grande significação!
Acho interessante essa dialética entre passadom, presente e futuro, no entanto, é inútil, pois só temos o presente, o futuro é espectativa e o passado jaz!
"O passado explica o presente, apenas das pessoas sem perspectiva"
Discordo desta afirmação filosófica...vou explicar porque:
Conforme inclusive eu postei recentemente no meu blog (http://www.ducadrive.com/2010/03/quem-e-o-homem.html), segundo os estudos da psicologia, o homem é visto como UM SER SÓCIO-HISTÓRICO. Se você pensar nas coisas que sabe fazer — escovar os dentes, comer com talheres, beber água no copo, jogar futebol e video game, escrever, ler este texto, discuti-lo e até no QUE VOCÊ É HOJE —, compreenderá que nossas aptidões, nosso saber-fazer, são adquiridos no decorrer da vida, por um processo de apropriação da cultura criado pelas gerações precedentes, ou seja, nesse contexto o PASSADO (tudo certo até agora?), então, O PASSADO EXPLICA O PRESENTE, entendendo o passado como a História/trajetória de vida de qualquer indivíduo, eu diria que o que eu sou hoje, se justifica pelo passado, trajetória, relações interpessoais, sociais, históricas transmitidas por nossos pais, livros e todos os meios de informação atuais, seja uma pessoa com ou sem perspectiva.
No sentido de perspectiva, o bom e velho Wiki dá abordagem da Perpectiva da visão sendo A perspectiva, neste caso, corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente, sendo confundida com a ilusão de óptica. A Perspectiva (cognitiva). Na teoria cognitiva, é a escolha de um contexto ou referência (ou o resultado desta escolha) de onde se parte o senso, a categorização, a medição ou a codificação de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra. Pode-se posteriormente reconhecer diversos significados de diferença sutil, como o ponto de vista, o Weltanschauung, o paradigma.
Na minha teoria, é um ser que do passado justifica-se o presente, porém olhando para o FUTURO (perspectiva). neste contexto...
Então meu caro Wanderson, talvez seja necessário nos explicar melhor o que você quis dizer com esta frase, para que possamos entender melhor o seu contexto, fora isso, a frase está totalmente fora da realidade racinal.
Vejamos o meu grau de entendimento: eu levei a frase para o lado de que, o passado vai importar relevante ao presente quando não existem novas vontades, uma mente evoluída, etc etc...Aff viixi, essa discussão me deu foome!E me confundiu o juízo!
Pra quem tem perspectiva, o presente explica o passado.
veja bem. Hoje sou pedagogo, graduando em administração... e isso explica bem porque razão eu deixava de dormir às vezes, deixava de tomar sorvete e comer chocolate para comprar livros. Enfim...
Estou com fome e, por ora, te explico que na vida de quem tem perspectiva apenas o futuro vai explicar acontecimentos do presente, assim como o presente vai explicar acontecimentos passados.
Quem tem perspectiva, foco, determinação e crê em Deus não explica; deixa que o amanhã mostre às pessoas a razão do passado e do presente.
se o amanha vai explicar o presente e o passado...se o amanhã fosse hoje seria o presente certo? entao, no contexo tendo o futuro como o tempo zero da linha do tempo. o futuro nada mais seria do que explicado pelo passado (trajetoria, historia do individuo)....
bom...no meu entendimento... é isso aí...nao mudo minha opinião, inclusive reforço que há uma confusão nas suas ideias, mas apenas no que se diz respeito a linha do tempo...
Interessante, eu particularmente gosto de frases de reflexão, e concordo com a frase, até pq não me importo muito com o passado. Sem passado nem futuro, eu vivo um dia de cada vez... (H G)
Não questiona a ordem do tempo, a existência do passado... nada dessas coisas que tem sua existência mais que consagrada.
Meu caso é com a referência. O passado explica o presente de quem se propõe a tentar. O presente explica o passado de quem consegue. O mesmo serve para a relação entre futuro e presente.
Tem coisa que a gente só entende depois que o futuro vira presente e o presente, passado.
Pra mim, essa é a diferença fundamental.
Anônimo disse…
Concordo que o passado explica o presente, mas nem tudo no presente pode ser justificado pelo passado. no entanto é como ANDRÉ afirmou "é a linha do tempo..." Uma caminhada que fazemos, o passado acaba sendo o quadro onde plantamos e tanto o presente, quanto o futuro serão tempos de colheitas. Assim compreendeo a frase. Muito boa! Beijos. Dayane Carneiro
Gutox disse…
Confesso que me assustei com o tamanho do post,porém é um tapa na cara de muitas pessoas. Ótima reflexão!
Oh, Admirável Poetiza Amiga: Um poema surpreendente de beleza imensa. Shakespeare é mágico e faz magia. A sua! Absolutamente, FANTÁSTICO! A surpreender pelo talento que é uma constante em si. Beijinhos amigos de imenso respeito. Sempre a admirá-la pelo génio explícito em poemas sublimes.
Eram seis da tarde e eu como sempre estava livre e atrasada ao mesmo tempo. A vida em Sampa é tranqueira, correria todo o dia, agonia que me fez esquecer a calmaria do interior da Bahia, de onde saí em busca dos meus sonhos. Peguei a bolsa, o jaleco e saí correndo como sempre fazia. No caminho nenhuma grande novidade, eu continuei a andar bem, bem rápido. Enfim cheguei ao metrô, seria uma longa viagem em meio ao aperto, e eu pela milésima vez olharia para o relógio, leria alguma coisa e receberia umas trinta ligações e broncas. E eis que de repente, uma presença fez mudar-se a minha rotina. Olhei imediatamente, senti um odor convidativo, masculino, sexy. Veio em minha direção e sentou-se. Nos entreolhamos. Ele fez que ia pronunciar qualquer coisa, mas calou-se. O fez novamente, e mais uma vez calou-se.Não suportando aquela agonia, fui direta e louca: - Está engasgado? Ele me olhou desesperado. - Não- Sorriu e eu morri. -Ah, desculpe.Nossa...que louca eu né?Rs...Nunca p...
No instante exato em que cerro meus olhos A noturna consciência veio ter comigo... Foi uma conversa agradável, misteriosa e cautelosa. Perdi o sono... Refleti, refleti e refleti. Terei me perdido no caminho? Acaso as flores foram realmente mais sedutoras que os espinhos? Terei mudado assim, tão de repente? A minha essência ainda está intacta, Ainda tenho minhas conceituações e preceitos. Vivo para mim... E sinto que isso está errado! É hora de rever minhas atitudes e buscar mais que o simples materialismo insaciável, Viver não apenas para mim...Creio ser a minha sina. Então, devo voltar novamente ao início do caminho? Já não será tarde? Já o fado não me cansará mais uma vez? São perguntas que surgem e que aturdem... Borbulhas de emoções e sentimentos, Decisão que tenho adiado por uma covardia que não é minha. Cerro meus olhos, novamente, Ah, mas, consciência, de ti não fugirei, por mais que estejas a me confundir... Sei que de ti arranco uma ultra-som de mim. ...
Obrigada meu Deus pelas coisas lindas que fizeste na terra, até mais lindas que a própria criação do homem. Obrigada por ter me dado os cinco sentidos, para com eles poder apreciar todas as belezas, sabores e sentimentos, trocar energia com a natureza, tão poderosa e autônoma a ponto de nos deixar atônitos e sem palavras para descrever a profundidade de sua perfeição. Uma imagem vale mais que mil palavras, e a esse contexto se aplicam as belezas naturais, as brasileiras então, são indescritíveis, inefáveis e exercem sobre mim um fascínio tremendo e me fazem desejar andarilhar por aí sem destino certo, apenas vivendo de interação cultural e do desfrute das belezas da minha terra. Quantas coisas tão lindas, sou ufanista nesse quesito e o seria ainda mais se pudesse. É difícil tentar retratar com palavras sobre os vastos sentimentos e tudo que adquiri desde que passei a olhar mais nitidamente para a natureza, com um novo olhar, não aquele que imagina o que pode retirar dela, mas aque...
Comentários
Mais que uma frase se efeito, é uma grande reflexão, é verdade!
Gosto de frases assim, apenas frases, pequeninas, mas que possuem grande significação!
Acho interessante essa dialética entre passadom, presente e futuro, no entanto, é inútil, pois só temos o presente, o futuro é espectativa e o passado jaz!
Abraço Wan!
Fique com Deus, menino Wandson Passos.
Um abraço.
E eu pesando que era minha net...
Puts!
Discordo desta afirmação filosófica...vou explicar porque:
Conforme inclusive eu postei recentemente no meu blog (http://www.ducadrive.com/2010/03/quem-e-o-homem.html), segundo os estudos da psicologia, o homem é visto como UM SER SÓCIO-HISTÓRICO.
Se você pensar nas coisas que sabe fazer — escovar os dentes, comer com talheres, beber água no copo, jogar futebol e video game, escrever, ler este texto, discuti-lo e até no QUE VOCÊ É HOJE —, compreenderá que nossas aptidões, nosso saber-fazer, são adquiridos no decorrer da vida, por um processo de apropriação da cultura criado pelas gerações precedentes, ou seja, nesse contexto o PASSADO (tudo certo até agora?), então, O PASSADO EXPLICA O PRESENTE, entendendo o passado como a História/trajetória de vida de qualquer indivíduo, eu diria que o que eu sou hoje, se justifica pelo passado, trajetória, relações interpessoais, sociais, históricas transmitidas por nossos pais, livros e todos os meios de informação atuais, seja uma pessoa com ou sem perspectiva.
No sentido de perspectiva, o bom e velho Wiki dá abordagem da Perpectiva da visão sendo A perspectiva, neste caso, corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente, sendo confundida com a ilusão de óptica.
A Perspectiva (cognitiva). Na teoria cognitiva, é a escolha de um contexto ou referência (ou o resultado desta escolha) de onde se parte o senso, a categorização, a medição ou a codificação de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra. Pode-se posteriormente reconhecer diversos significados de diferença sutil, como o ponto de vista, o Weltanschauung, o paradigma.
Na minha teoria, é um ser que do passado justifica-se o presente, porém olhando para o FUTURO (perspectiva). neste contexto...
Então meu caro Wanderson, talvez seja necessário nos explicar melhor o que você quis dizer com esta frase, para que possamos entender melhor o seu contexto, fora isso, a frase está totalmente fora da realidade racinal.
Abraços
André do Carmo
Pra quem tem perspectiva, o presente explica o passado.
veja bem. Hoje sou pedagogo, graduando em administração... e isso explica bem porque razão eu deixava de dormir às vezes, deixava de tomar sorvete e comer chocolate para comprar livros. Enfim...
Estou com fome e, por ora, te explico que na vida de quem tem perspectiva apenas o futuro vai explicar acontecimentos do presente, assim como o presente vai explicar acontecimentos passados.
Quem tem perspectiva, foco, determinação e crê em Deus não explica; deixa que o amanhã mostre às pessoas a razão do passado e do presente.
Entende?
Gente "o homem é o protudo do meio"
Também, mas não é via de regra!
bom...no meu entendimento... é isso aí...nao mudo minha opinião, inclusive reforço que há uma confusão nas suas ideias, mas apenas no que se diz respeito a linha do tempo...
Meu caso é com a referência. O passado explica o presente de quem se propõe a tentar. O presente explica o passado de quem consegue.
O mesmo serve para a relação entre futuro e presente.
Tem coisa que a gente só entende depois que o futuro vira presente e o presente, passado.
Pra mim, essa é a diferença fundamental.
Dayane Carneiro
Ótima reflexão!
ñ sei se é pq tenho mente fragilizada,esquecida sabe?ou se é pq tenho expectativas d+...haushas
Um poema surpreendente de beleza imensa.
Shakespeare é mágico e faz magia. A sua!
Absolutamente, FANTÁSTICO!
A surpreender pelo talento que é uma constante em si.
Beijinhos amigos de imenso respeito.
Sempre a admirá-la pelo génio explícito em poemas sublimes.
pena
Excelente!
Bem-Haja, amiga brilhante!
Adorei.